O que é budismo da Terra Pura (JodoShu)?

O que é budismo da
Terra Pura (JodoShu)?

Ao redor do mundo existem diversas ideologias, sistemas de pensamento e crença pelos quais tentamos alcançar uma vida melhor ou atingir uma sociedade ideal. O budismo apresenta um excelente caminho para que todos atinjam o objetivo final da existência humana, o de alcançar a “iluminação” através da profunda percepção da verdade.

De acordo com o Buda Shakyamuni a paz no mundo, assim como a paz individual, será alcançada quando o indivíduo se libertar da ignorância e do e do apego, que são as causas do nosso sofrimento. Para além do horizonte do mundo finito e auto-limitado podemos encontrar um mundo infinito de grandiosa paz e felicidade.  Quando aprendemos e praticamos os ensinamentos de Buda como apresentados nas escrituras estaremos aptos a alcançar essa condição final.

Nos ensinamentos do Buda podemos encontrar diversas formas de alcançar essa condição final. Podemos classificá-las em duas linhas maiores: o Mahayana e o Theravada, o esotérico e o exotérico, o caminho fácil e o caminho difícil, o poder-outro e o poder-próprio, respectivamente. De acordo com a tradição da Terra Pura , todo o ensinamento do Buda pode ser dividido em duas facetas, o Caminho Sagrado (Shodomon) e a Terra Pura (Jodomon).

O Caminho sagrado é a forma de atingir a iluminação eliminando a ignorância e o apego através das próprias forças do indivíduo. Essa forma pode ser chamada de caminho da sabedoria, pois é a forma de alcançar a iluminação pelo poder da sabedoria advinda da auto-disciplina. É vitalmente importante para o/a budista seguir os ensinamentos de Buda para atingir a paz de espírito. Entretanto, ao observarmos nossa condição existencial seriamente pelo prisma do caminho da sabedoria frequentemente o quanto somos inaptos a preencher a disciplina necessária para elimoinar a ignorância e o apego. Quanto mais atentamente refletimos sobre nós mesmos, mais descobrimos como não somos libertos pelo caminho da sabedoria.

Ao não atingirmos a iluminação pelo Caminho Sagrado caímos em uma condição de trevas e desespero. O Buda Amida, entretanto, nos apresenta uma alternativa de salvação dessa condição sem esperança. Esse é o caminho iluminado pela luz da graça do Buda Amida, o Caminho da Terra Pura.  A escola da Terra Pura abre o canal de salvação para aqueles que não se libertaram pelo caminho da sabedoria.

A escola da Terra Pura pode ser chamada de caminho da salvação pelo poder-outro, poder do outro, ou seja, pelo poder do Buda Amida. Budismo é o ensinamento do Buda e o ensinamento pelo qual é possível tornar-se um Buda. Isso significa que budismo é o caminho através do qual todos e todas, independentemente de idade, sexo, gênero, raça, ou qualquer habilidade específica, pode se libertar e alcançar a iluminação. Portanto, se qualquer um for excluído de uma prática por qualquer característica específica, tal prática não pode ser considerada budismo em seu sentido mais profundo e verdadeiro. A essência do budismo da Terra Pura é revelada e compreendida a partir deste princípio de pensamento e de crença.